quinta-feira, 5 de abril de 2012

LEC ganha homenagem de aniversário na ESPN

O Londrina Esporte Clube comemora 56 anos de fundação nesta quinta-feira (5). O aniversário do Tubarão foi lembrado pelo programa Loucos por futebol, da ESPN Brasil.

O jornalista e apresentador Celso Unzelte pegou uma camisa do Tubarão dos anos 90 e cantou, na íntegra, o hino do alviceleste.

História

O Londrina Esporte Clube foi oficialmente fundado em 5 de abril de 1956, e surgiu da ideia do advogado José Luciano de Andrade, que foi a Rolândia conferir uma partida do Nacional contra o Vasco da Gama e pensou em montar um time na cidade.

Juntou-se ao médico Wallid Kauss e ao dono de restaurante Pietro Calloni para amadurecer a ideia, que a cada dia ganhava mais adeptos. Paulo Schmidt, gerente da agência do Banco do Brasil à época, foi quem sugeriu o nome Londrina Esporte Clube.

Em reunião no Hotel Monções da avenida Paraná, foi eleita a primeira diretoria do clube, com a presença do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho que tornou-se presidente de honra do clube. "Aos cinco dias do mês de abril de mil novecentos e cinqüenta e seis, às vinte horas, compareceram os abaixos assinados, os quais, de comum acordo deliberaram fundar um clube de futebol profissional e demais esportes, o qual recebeu o nome de Londrina Esporte Clube...", dizia a ata de fundação.

A primeira apresentação do Londrina foi um jogo-treino com a Portuguesa Londrinense no dia 24 de junho de 1956. Disputada em um domingo, a partida terminou em 4 a 1 para o LEC, que já usava o tradicional uniforme alviceleste.

O primeiro título veio seis anos após a fundação. Depois de vencer a regional norte, ao bater Apucarana por 2 a 1, o Londrina disputou o triangular final com o Coritiba, campeão da regional sul e o Cambaraense, campeão do norte pioneiro.

Na primeira partida, um 3 a 3 emocionante contra a Cambaraense no estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD). O mesmo VGD foi palco da vitória sobre o Coritiba por 4 a 2. Bastava uma vitória no jogo de volta na capital para carimbar o título. E ela veio, novamente por 4 a 2, no estádio Belfort Duarte, calando a torcida coxa-branca em 21 de abril de 1962.


Em pé: Pinheiro, Jair, Berto, Vivaldi, Juvenal e Lelo. Agachados: Chinezinho, Paulo Vecchio, Gauchinho, Paulinho e Adamastor

As outras conquistas do Estadual vieram em 1981 e 1992.


1981.


1992.

Fonte: Marco Feltrin - Redação Bonde

Sem comentários:

Enviar um comentário