O número de homicídos em Londrina cresceu 82% no primeiro trimestre de 2012 com relação ao ano passado. Em 2011, 17 pessoas foram mortas de forma violenta na cidade durante os primeiros três meses, enquanto que neste ano o número de mortes já chega a 31. No último mês de março, conforme estatística da Polícia Civil, nove pessoas foram assassinadas, contra seis em 2011. Janeiro continua sendo o mês mais violento de 2012, com 14 mortes registradas.
De acordo com o delegado de Homicídios Paulo Henrique Costa, o que aconteceu foi que em 2011 houve uma redução significativa no número de assassinatos. Porém, esclarece ele, se for levado em conta o número de tentativas, o índice se manteve estável.
"Neste ano foram registrados casos de mais de uma morte numa mesma situação. Além disso, o êxito nas tentativas de homicídio aumentou. No ano passado muitas pessoas ficaram feridas por conta de disparos de arma de fogo, mas elas não entram no levantamento de homicídios".
Segundo Costa, com relação ao casos de março, 90% dos assassinatos foram relacionados com ativides criminosas, como tráfico de drogas e acerto de contas. Apenas um caso de crime passional foi registrado. O delegado ainda cita uma outra característica dos homícidios em Londrina: não estão correlacionados.
"A gente vê que os crimes são espalhados, não estão concentrados numa mesma região. Geralmente o suspeito e a vítima são moradores do mesmo bairro".
Durante o mês de março deste ano, também, foram registradas as duas primeiras mortes no Residencial Vista Bela. Por ser um bairro novo, o delagado Paulo Henrique Costa disse que a Polícia Civil ainda está fazendo um levantamento do local.
"O Vista Belá está começando a ser monitorado agora. A Polícia Militar já fez operações lá e a partir destas informações podemos fazer um mapeamento do bairro".
Fonte: Lucas Emanuel Andrade - Redação Bonde
Sem comentários:
Enviar um comentário