segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Londrina: Crise na Saúde - Até quando?
O remanejamento de médicos da Secretaria Municipal de Saúde deixou sem atendimento os pacientes das unidades de saúde dos conjuntos Maria Cecília, zona norte, e União da Vitória, zona sul, na manhã desta segunda-feira (3). Médicos de uma empresa terceirizada deveriam preencher a escala, mas isso não ocorreu.
Por conta disso, muitos pacientes ficaram esperando, mas não receberam atendimento médico. “Tem muitas crianças e idosos, mas médico que é bom: tem muito pouco. A gente acaba ficando pior”, afirmou uma paciente à reportagem da RPC TV Londrina.
As escalas dos médicos estão disponíveis na internet e afixadas na entrada dos postos. No Conjunto União da Vitória, a escala desta segunda prevê apenas médico para o período da noite.
Os moradores da região já estão se mobilizando e pretendem encaminhar um abaixo-assinado ao Ministério Público (MP), para que os médicos da prefeitura voltem aos postos de saúde.
À RPC TV, o secretário de Saúde, Márcio Nishida, afirmou que a troca foi importante para garantir um melhor serviço nos prontos-atendimentos municipais. Nesta semana, técnicos farão uma análise do funcionamento das escalas e o secretário ameaçou romper o contrato com a empresa terceirizada.
Falhas
O remanejamento, que começou no sábado (1º), já mostrou falhas. No dia 28 de setembro, no anúncio das mudanças, o secretário disse que a fiscalização da escala será feita tanto pela população quanto pela coordenação dos postos de saúde, responsável por verificar se houve ou não a presença do plantonista terceirizado e fazer um relatório, que é encaminhado semanalmente para a diretoria responsável.
“Não tenho nenhuma garantia de que eles não vão faltar nos postos, como não tenho nenhuma garantia de que os meus médicos não vão faltar nas escalas. A garantia é a cobrança em cima da empresa em cumprir aquilo que foi contratado”, disse Nishida.
Segundo ele, se as escalas não forem cumpridas, a Prefeitura irá descredenciar a empresa.
Fonte: Jornal de Londrina
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário