quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Mulheres do 4º DP têm telas expostas em Centro Cultural

As detentas passaram por oficinas com a artista plástica Lu Cilião; o projeto faz parte de uma iniciativa da Secretaria da Mulher para ressocialização

Detentas do 4º Distrito Policial (DP) de Londrina vão ter suas pinturas expostas na vernissage da artista plástica Lu Cilião, na Casa de Cultura José Gonzaga Vieira. A abertura da mostra será amanhã (11), às 20h, no local, que fica na avenida Higienópolis, 1.910. Até o dia 25 deste mês estarão expostas 16 telas, produzidas pelas mulheres do 4º DP, e oito painéis, montados pela artista.

A mostra faz parte da iniciativa "Ressocialização", do Projeto Tecendo o Futuro, da Secretaria Municipal da Mulher, e é oriunda de 80 horas de oficinas realizadas com as detentas. No início dos trabalhos, em julho, eram 30 participantes, mas o número foi diminuindo e no término das oficinas eram 16 mulheres. Conforme a secretária municipal da Mulher, Sueli Galhardi, um dos problemas dos distritos policiais é a superlotação e a falta de condições estruturais para o desenvolvimento de atividades produtivas.

"Apesar das dificuldades, temos procurado alternativas viáveis como o Ressocialização, que, além de possibilitar a remissão de pena, contribui para elevar a auto-estima das mulheres e melhorar a convivência entre o grupo", ressaltou Sueli. Já existe um convite para que o projeto se estenda às mulheres do 3º DP, para seguir também naquele local as diretrizes do projeto.

Nos objetivos se incluem o levantamento das demandas das detentas em diversas áreas, e a busca por parcerias para atendê-las. A secretária frisou, ainda a receptividade do Projeto junto a autoridades e comunidade, bem como junto às próprias detentas. "Além de conseguirmos vários parceiros, pudemos contar com muito apoio do Delegado do 4º Distrito, José Arnaldo Perón Martins."

Conforme a artista plástica Lu Cilião, que já realizou diversos trabalhos sociais, a mudança nas participantes é visível. "Todas que foram até o final das oficinas estão ressocializadas. Durante a exposição vamos projetar imagens feitas durante as atividades com as mulheres, e é perceptível a melhoria no semblante destas detentas. O público poderá ver o sorriso no rosto delas", completou.

A iniciativa que tem patrocínio do Grupo Nós do Poder Rosa integra o Projeto Tecendo o Futuro desenvolvido pela Secretaria Municipal da Mulher. A exposição atual será montada posteriormente no Museu de Arte de Londrina, na Gráfica Midiograf, na Câmara Municipal de Vereadores, na Prefeitura de Londrina, e em Sertanópolis.

Fonte: Site da Prefeitura de Londrina.

Sem comentários:

Enviar um comentário