quinta-feira, 30 de setembro de 2010

No campo e na cidade Londrina está pronta pras Eleições 2010

Reunião entre juiz eleitoral, Polícia Militar e Guarda Municipal definiu esquema de segurança para o pleito de domingo

Está tudo preparado para as eleições no próximo domingo. Segurança, urnas, treinamento de mesários, transporte de eleitores da zona rural. Ontem à tarde, foi realizada reunião entre o juiz eleitoral Jamil Riechi Filho, Polícia Militar e Guarda Municipal para discutir como será a segurança do pleito eleitoral.

De acordo com o tenente Ricardo Eguedis, da Polícia Militar, serão colocados 300 homens a mais no domingo. “Não podemos tirar um único policial do serviço operacional normal. Então, mantenho o ostensivo normal e aumento o efetivo por meio de um sistema de modificação na escala de trabalho do dia.”

O reforço policial estará nas ruas já a partir de quinta-feira, segundo Eguedis. “Já estaremos em ações eleitorais para atender denúncias referentes à lei seca, proibição de campanha, crimes eleitorais”, diz. “Vamos atuar em situações de derrama de santinhos, compra de votas e contravenções eleitorais em geral.”

De acordo com Eguedis, as pessoas que forem pegas fazendo campanha no dia da eleição serão encaminhadas ao Ginásio Moringão, como é de praxe. “É bom lembrar que nas últimas eleições tivemos muitas denúncias de venda de bebida alcoólica, compra de votos, distribuição de santinhos, mas pouco casos confirmados”. A Polícia Civil e a Guarda Municipal também farão o reforço de pessoal, especialmente no domingo.

No Fórum Eleitoral, as urnas eletrônicas já receberam recarga, segundo o chefe da central de atendimento da Justiça Eleitoral de Londrina, Dorivaldo Rodrigues. “No sábado, às 5h30, os Correios vão pegar as urnas para encaminhar para as seções eleitorais”, afirma Rodrigues. São, aproximadamente mil urnas para mil seções.

Os mesários e suplentes também já estão preparados para o trabalho no dia 3 de outubro. Segundo Ronaldo Ishiki, chefe do cartório da zona coordenadora das eleições, a 157, são quatro mil mesários e mil suplentes convocados, que só trabalharão em caso de substituição de mesário. Ishiki explica que o mesário que não puder comparecer no dia, tem até 30 dias para justificar a ausência, sob risco de processo eleitoral e pagamento de multa a ser arbitrada pelo juiz eleitoral.


15 mil eleitores terão transporte

Os eleitores da zona rural também terão transporte à disposição para chegar aos locais de votação. Segundo o Paulo Roberto Zanin, coordenador da Comissão Especial de Transporte do Fórum Eleitoral, Londrina é a única cidade do Paraná a oferecer transporte de eleitores da zona rural para a cidade. Ele afirma que 250 veículos cedidos por órgãos municipais, estaduais e federais deverão transprotar 15 mil eleitores.

Serão 200 veículos pequenos, 40 kombis e 10 ônibus que sairão do Moringão no domingo, às 6 horas, para os distritos e Tamarana. “Em cada distrito tem um comissão que vai buscar os eleitores em sítios e fazendas e levá-los para um ponto onde pegarão o transporte de Londrina”, explica Zanin. “São 53 pontos nos distritos. Em Londrina , os eleitores serão trazidos até o Moringão de onde deverão, por conta própria, ir para as suas seções eleitorais.”

Zanin alerta que os veículos autorizados a fazer o transporte de eleitores da zona rural, no dia da eleição, estarão identificados com tarja “à serviço da Justiça Eleitoral”. O transporte oferecido por candidatos é considerado contravenção eleitoral.

Fonte: Jornal de Londrina - Erika Pelegrino

Sem comentários:

Enviar um comentário