Comando Regional Norte da Polícia Militar é instalado em Londrina; secretário também promete mais homens nas ruas a partir de outubro
O Comando Regional Norte da Polícia Militar, que será responsável por integrar a PM de sete municípios, foi instalado ontem em Londrina pelo governador Orlando Pessuti e o secretário de Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa. É o segundo comando do Estado, dentro da nova política de descentralização da PM, e vai dar mais autonomia orçamentária, estrutural e operacional à polícia. “Este e o 1º Comando da Capital são as primeiras estruturas frutos da lei que reestruturou a Polícia Militar do Paraná”, informou o governador.
Na mesma solenidade, realizada no pátio do 5º Batalhão da PM, foram entregues 12 novas viaturas e apresentados 100 novos policiais que, em breve, irão reforçar o patrulhamento nas ruas de Londrina e região.
A presença das autoridades na cidade ocorreu horas depois de uma ousada tentativa de assalto à Cacique de Café Solúvel, envolvendo 12 homens que, no início da madrugada entraram na empresa com coletes da Polícia Rodoviária Federal e tentaram roubar o caixa eletrônico (leia nesta página).
Em entrevista a um programa de televisão, a PM alegou que apenas uma viatura do Choque fazia ao patrulhamento na cidade no horário em que ocorreu a tentativa do assalto. O período é apontado pela própria Polícia como o que concentra a maioria das ocorrências de crimes.
Segundo o major Richter, subcomandante do 5º BPM, o Choque dispõe de 65 policiais, 4 viaturas e outras 10 motocicletas para o patrulhamento em Londrina.
O secretário de Segurança Pública justificou a falta de efetivo: “Algumas viaturas do Choque estão em Porecatu auxiliando a uma tentativa de invasão. Estamos justamente anunciando a integração de 100 novos policiais, que dentro de no máximo duas semanas estarão patrulhando Londrina e região”, afirmou. Ele garantiu que algumas das seis novas viaturas designadas para Londrina servirão para reforçar o Choque. As outras viaturas servirão a Cornélio Procópio, Jacarezinho e Rolândia.
Segundo o governo do Estado, até o final do ano serão instalados outros comandos regionais em Maringá, Cascavel, São José dos Pinhais e Ponta Grossa. “Este ano, já foram efetivados 1100 novos policiais militares e outros 400 bombeiros estão sendo preparados, além de 500 policiais civis que estão em formação para entrar em ação ainda neste ano”, afirmou o governador.
Com sede na Rua Brasil, próxima à Avenida JK, na região central de Londrina, o Comando Regional Norte da Polícia Militar contará com 33 policiais, que farão o serviço burocrático. O Comando integra o 5º Batalhão e a 4ª Companhia Independente, ambas de Londrina, além dos batalhões de Cornélio Procópio, Jacarezinho, Rolândia e Apucarana, incluindo a unidade de Arapongas (ligada a Apucarana) e Cambé, elevadas à companhias independentes, O nome do coronel responsável pelo 2º Comando será divulgado nos próximos dias.
Presos 4 suspeitos de assalto
Quatro pessoas haviam sido presas até o fechamento desta edição, suspeitas de integrar uma quadrilha que tentou assaltar um caixa eletrônico na empresa Cacique de Café Solúvel, na madrugada de ontem. Durante o assalto frustrado, um policial foi baleado. Outras oito pessoas, entre elas criminosos que seriam de Santa Catarina, estão sendo procuradas pela Polícia.
De acordo com a Polícia Militar (PM), Alexandre dos Santos Baleeiro, 36 anos, foi preso durante a madrugada, logo após a tentativa de assalto, em um terreno atrás da Cacique. A mulher dele, Chintia Locimar Cesário, 32 anos, foi detida em casa, no Conjunto Farid Libos, zona norte, pela manhã, com uma arma. Thiago Soares de Oliveira, 23 anos, e Fábio Murilo Tavares Pasqualeto, 35 anos, também foram detidos.
Foram apreendidos ainda quatro veículos: uma Fiorino, que seria usada para transportar o caixa eletrônico; um Kia, no qual foram encontrados vários equipamentos, como maçaricos, usados pelo bando; um Gol, furtado para a prática do assalto; e um Palio, com manchas de sangue, que seria de um dos foragidos. A Polícia apreendeu ainda uma espingarda calibre 12 e uma pistola, cujo calibre não foi informado.
O assalto
De acordo com a PM, homens fortemente armados invadiram a Cacique, renderam vários funcionários e tentaram levar o equipamento de autoatendimento. Uma equipe policial fazia patrulhamento de rotina na região. Ao se aproximar da entrada da empresa, dois policiais foram alvejados com disparos de arma de fogo. Na troca de tiros, o soldado Luiz Carlos Gomes, 44 anos, foi atingido. Ele foi atendido e não corre risco de morrer.
O tenente Ricardo Eguedis, porta-voz da PM, disse que os assaltantes portavam armas de grosso calibre, incluindo fuzis e submetralhadoras. “Tudo indica que os criminosos não eram só de Londrina, mas também de outros estados. A instalação na cidade do Comando Regional Norte da Polícia Militar servirá para agilizar a troca de informações”, disse.
Fonte: JL - Fábio Luporini
Sem comentários:
Enviar um comentário