Aproximadamente dez integrantes do Conselho de Saúde do Jardim União da Vitória, zona sul de Londrina, realizam um protesto, na manhã desta quarta-feira (27), em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro. Os moradores reclamam da falta de médicos pediatras e plantonistas na unidade de saúde. Apesar do protesto, a UBS funciona normalmente.
Segundo a coordenadora do Conselho Local de Saúde, Irineusa Alves Tenório, a UBS tem apenas dois médicos, que atendem com horários agendados, o que leva em média dois meses. Nos casos mais urgentes, as famílias têm de procurar atendimento para as crianças em outras unidades.
“O clinico geral não atende mais as crianças. Às vezes, os pais não têm transporte para levar os filhos para outros postos ou hospitais”, disse.
Falta de profissionais
A justificativa para a falta de médicos pediatras na UBS do União da Vitória apresentada pelo secretário de Saúde, Agajan Der Bedrossian, foi a escassez de profissionais com essa especialidade.
Bedrossian lembrou que a Prefeitura abriu concursos públicos para pediatras, mas não houve médicos interessados. Questionado se o desinteresse dos profissionais não estava relacionado a baixos salários oferecidos pelo município, o secretário recorreu “a demanda de mercado”. “Tem todo um mecanismo de mercado de trabalho. Lei universal da oferta e da procura. Vagas nós temos, concurso nós temos, interesse de contratar nós temos, só que não tem médicos interessados”, afirmou.
Fonte: JL - Daniel Costa (Colaborou Bruna Komarchesqui)
Sem comentários:
Enviar um comentário